sábado, 20 de agosto de 2011

Meia do Rio: pense na melhor estratégia e boa prova amanhã


Corredores inscritos na competição devem se preparar para o percurso de 21 quilômetros e definir sua posição na hora da largada e ritmo durante a prova.


A Meia Maratona do Rio é uma prova de padrão internacional e que levará este ano 19 mil corredores às ruas, cada um com seu objetivo. Alcançar todas as suas metas é o que os participantes mais querem, sejam essas relacionadas à alta performance ou focadas, principalmente, no lazer e na curtição. Para não se frustrar e conseguir completar a prova do seu jeito, o ideal é pensar em uma estratégia.
Aérea Meia Maratona do Rio (Foto: Marcos Viana / Divulgação )Foto aérea da multidão de corredores atrás de seus objetivos na Meia do Rio (Foto: Marcos Viana)
O GLOBOESPORTE.COM foi conversar com o treinador Manuel Lago para saber como cada corredor pode se portar, desde a largada, para realizar uma corrida perfeita. Mas, antes de definir estratégias, foi feita uma divisão com a meta de tempo de cada grupo de corredores.
Os amadores alto nível são aqueles que pretendem completar a prova até 1h30m. São rápidos, estão em ótima forma e com perfeito condicionamento físico. Manuel Lago sugere que esses corredores se preocupem em largar perto da linha de partida para, assim, não perderem tempo com a multidão. Além disso, eles devem tentar manter o mesmo ritmo do início ao fim, na média, 4m15s por quilômetro.
Logo atrás, o grupo de amadores que está bem treinado e vai correr para baixar o tempo. Já são experientes e vão com tudo para a prova. São aqueles que vão fazer entre 1h30m e 1h45m. Esses corredores devem aproveitar a descida da Rua Niemeyer, uma ladeira, como complemento do aquecimento, segundo o treinador. Ao chegar no Leblon, eles devem imprimir um ritmo mais veloz de corrida.
Meia Maratona do Rio   (Foto: Divulgação)Meia Maratona do Rio (Foto: Divulgação)
O terceiro grupo é formado pelos corredores que têm por objetivo fazer entre 1h45m e 2h00. Esse grupo forma o pelotão intermediário e pelo tempo de prova deve tomar dois gels de carboidrato para recuperar as forças. Manuel Lago sugere economia de energia no início, buscando correr sempre em linha reta. Os corredores devem sentir a prova até Copacabana, na altura da Rua Princesa Isabel para, só depois, tentar tirar o atraso do início. E se cansar perto da famosa ‘voltinha maldita’? A sugestão é pensar em o todos os treinos árduos, criar forças e seguir em frente.
O quarto grupo, que envolve tanto amadores que correm num ritmo um pouco mais devagar como aqueles que participam com o simples objetivo de se divertir, não tem o que se estressar na largada. A sugestão é sair lá atrás para não ser atropelado pela multidão ansiosa e seguir o fluxo. Todo o trajeto da corrida é repleto de pessoas torcendo, gritando e incentivando. Aproveite essa energia, acene de volta e, principalmente, curta a prova.
A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro será transmitida ao vivo, na TV Globo, dia 21/08, dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário