sábado, 20 de agosto de 2011

Com 91 na memória, Brasil pega Portugal para se sagrar penta do Sub-20


Decisão do Mundial vencida pelos lusos tinha nomes como Figo, Rui Costa, Roberto Carlos e Élber. Final deste sábado pode consagrar novos astros.


A imensa maioria dos jogadores que estarão em campo neste sábado, no El Campín, em Bogotá, sequer era nascida quando Portugal de Figo, Rui Costa, Peixe Delgado e João Pinto sagrou-se campeãomundial sub-20 diante do Brasil de Roberto Carlos, Paulo Nunes e Élber em um abarrotado Estádio da Luz, em Lisboa. Era 30 de junho de 1991 (veja ao lado). Nova oportunidade apareceu pouco mais de 20 anos depois para europeus e sul-americanos reescreverem a história de um clássico que une o criador e cria, colonizadores e colonizados. A partir das 22h (de Brasília), ambos disputam o título mais valioso da categoria. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite ao vivo.

Vale o penta para a Seleção Brasileira, que também joga para se igualar à equipe principal e se aproximar da Argentina, com seis, na contagem geral. Vale o tri para os lusos, que não ganham justamente desde o confronto contra os brasileiros. O último caneco levantado pelo time canarinho foi em 2003, nos Emirados Árabes (as outras três conquistas foram em 1983, 1985 e 1993)
galhardo treino mundial sub 20 (Foto: Reuters)Seleção faz o apronto para a grande final do Mundial Sub-20 da Colômbia (Foto: Reuters)
– Coincidentemente li e vi algumas imagens da grande final de 20 anos atrás, com 110 mil pessoas no estádio, um belíssimo jogo, sem gols, mas muito interessante. Espero que tanto Brasil quanto Portugal possam repetir exibições com aquela qualidade técnica. É gratificante participar desse momento e saber que temos a oportunidade de marcar mais uma decisão na história. São dois países que têm em comum o bom futebol, hoje temos muitos brasileiros trabalhando em Portugal, sejam jogadores ou de comissão técnica. Que vença o melhor – disse o técnico Ney Franco, que não pensa muito diferente do treinador adversário, Ilídio Vale.

– Lembro-me que vi a final naquela época. Espero que daqui a cinco, seis, 10 anos a gente possa olhar para trás e ver que teve outra decisão marcante entre Brasil e Portugal. Um time do capitão Bruno Uvini, o outro do capitão Nuno Reis. Já estamos fazendo parte de tudo isso. E alguns jogadores vão conseguir após o Mundial engatar uma sequência em suas seleções principais. Serão duas gerações que cravarão o nome no futebol mundial – afirmou Vale.

Ataque (Henrique) x defesa (Mika)

 
mika portugal mundial sub-20 (Foto: Getty Images)Destaque de Portugal, Mika ainda não foi vazado na
competição (Foto: Getty Images)
Em campo, cada uma das seleções tem o seu trunfo. Melhor ataque, com 15 gols, o Brasil terá a missão de furar o bloqueio defensivo de Portugal pela primeira vez. Muito elogiado pela crítica, o goleiro Mika chegou a 615 minutos sem sofrer um gol sequer em tempo normal e prorrogação e precisa de mais 19 para superar a marca dos próprios brasileiros, que estabeleceram recorde de 634 minutos entre 1985 e 1987.

– Enfrentar essa força defensiva de Portugal logicamente é o grande desafio nosso. Mas ao mesmo tempo sabemos que eles têm armas ofensivas, fizeram dois gols contra a França em jogadas trabalhadas. Valerá o equilíbrio, não adianta deixar a defesa exposta. Tem que achar esse equilíbrio. O título, independente com quem ficar, estará em boas mãos – contou Ney Franco.

Apesar dos elogios, os lusos esbarram na falta de criatividade e, consequentemente, de gols. Se foram os únicos da competição sem sofrer gols, também foram os primeiros desde 1997 na decisão tendo marcado apenas cinco vezes – o mesmo número de gols do atacante brasileiro Henrique, candidato a Chuteira e Bola de Ouro da competição, assim como o meia Philippe Coutinho (três gols). Do lado português concorrem o atacante Nelson Oliveira (três gols) e o volante Danilo (um gol). Todos candidatos a se juntarem ao rol de craques do planeta bola.

– Portugal fez os gols que o permitiram chegar a esse momento. E os times que jogaram contra tiveram problemas. Somos mais fortes defensivamente, o que não quer dizer que não fomos eficazes. Os rivais é que não foram suficientemente fortes. Portugal mostrou trabalho, vocação de que pode vencer qualquer adversário. Não temos a mesma dimensão do Brasil, mas do nosso jeito conseguimos nos equilibrar e ser competitivos para estar onde estamos – disse Ilídio Vale, que deixou apenas uma dúvida no ar sobre o atacante que fará companhia a Nelson Oliveira: Alex ou Caetano.

Clique e confira todas as partidas de Brasil e Portugal no Mundial Sub-20

No Brasil, a equipe será a mesma que iniciou as partidas contra Espanha e México. Muito embora o técnico Ney Franco sempre deixe em aberto substituições no início do segundo tempo quando precisar mudar o panorama, casos de Dudu e Negueba. O goleiro Gabriel, que levou um chute do mexicano Erick Torres no olho direito, está confirmado, assim como o zagueiro e capitão Bruno Uvini, que teve lesão descartada no pé direito.

– Desde garoto sonhamos com o dia que iremos erguer uma Copa do Mundo. E o Mundial Sub-20 se encaixa nisso. Marca no currículo, na geração ser campeão do mundo. Quem sabe daqui a um futuro próximo a gente não seja lembrado pelo pentacampeonato que se igualou à Seleção principal? Esse é o gostoso da carreira – encerrou Uvini.
BRASIL X PORTUGAL
Gabriel, Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro, Oscar e Philippe Coutinho; Henrique e WillianMika, Cedric, Roderick, Nuno Reis e Mario Rui; Pele, Julio Alves, Danilo e Sergio Oliveira; Nelson Oliveira e Alex (Caetano)
Técnico: Ney FrancoTécnico: Ilídio Vale
Estádio: El Campín (Bogotá) Árbitro: Mark Geiser (EUA)
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h45m (de Brasília). O SporTV exibe ao vivo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário