sábado, 20 de agosto de 2011

Aula do chef Alex Atala é destaque do festival de gastronomia


Algumas pessoas esperaram duas horas para conseguir ingressos.
Restaurante de Alex Atala foi considerado o 7º melhor do mundo.


Um dos momentos mais esperados do Festival de Gastronomia de Tiradentes não decepcionou o público presente. A aula do chef Alex Atala, neste sábado (20), foi uma das mais concorridas do evento. Para conseguir um lugar dentro da sala, algumas pessoas tiveram que esperar cerca de duas horas na fila.
Alex Atala durante a aula no festival de gastronomia (Foto: Pedro Triginelli/G1)Alex Atala durante a aula no festival de gastronomia (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Alex Atala disse que ainda fica um pouco assustado com o assédio e com a proporção que a gastronomia está tomando. “Eu sempre gostei muito de dar aulas. Alguns anos atrás a gastronomia era só Itália e França e agora é só Brasil”, disse.
Um dos pratos que o chef cozinhou na aula (Foto: Pedro Triginelli/G1)Alex Atala ensina prato no festival de Tiradentes.
(Foto: Pedro Triginelli/G1)
Durante a aula, Atala cozinhou dois pratos, um Chibé ou Tabule Paraense e um arroz de cabeça de garoupa. Quem estava na sala não só aprovou a comida como tentou tomar nota de tudo. Luiz Edmundo Schmidt é aposentado, mas faz curso técnico em gastronomia. Segundo ele, as duas horas de espera na fila valeram a pena. “Ele sempre nos surpreende com novidades. Ele representa muito para quem está estudando gastronomia”, falou.
Sobre os planos para o futuro, Alex Atala diz que pretende manter seus restaurantes no padrão que estão hoje, mas revela um sonho. “Eu quero fazer alguma coisa no Inhotim. Estamos em um ‘namoro’. Não sei ainda o que vai ser”, disse. O museu do Inhotim fica em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Vanilda Gonçalves logo após a aula do chef (Foto: Pedro Triginelli/G1)Vanilda Gonçalves logo após a aula do chef
(Foto: Pedro Triginelli/G1)
A professora Vanilda Gonçalves já assistiu várias aulas do chef, mas diz que nunca se cansa. “Ele sempre traz um tema nova, está sempre inovando. Sou professora, mas adoro culinária. Já fui até no restaurante dele”, explicou.
Para manter a gastronomia no momento em que ela se encontra, Atala acha que é preciso sempre renovar. “É preciso que estejam sempre surgindo novos chefs. Só assim vamos continuar neste bom momento”, falou. O tema do festival de gastronomia deste ano é sobre a nova geração. Atala acha que o tema é importante para difundir a nova safra de chefs, e que o festival alcançou um patamar que outros festivais poderiam copiar.
Atala é dono dos restaurantes D.O.M e Dalva e Vito, ambos em São Paulo. O XIV Festival de Gastronomia de Tiradentes vai até o dia 28 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário