quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Briga pode acabar com tradicional voo da águia do Benfica antes dos jogos

Eduardo Sálvio, apresentação Benfica com águia

Dono da ave e dirigentes portugueses trocam acusações, e clube está próximo de perder o seu mascote que o acompanha desde 2003.

A história de amor entre o Benfica e a águia Victoria está muito perto de acabar por causa das desavenças entre os diretores do clube e o dono do animal, o espanhol Juan Bernabé, que incluem acusações, ameaças e até agressões. Por conta disso, Victoria, uma imponente águia-careca canadense de dois metros de envergadura, inclusive, não fez neste fim de semana seu habitual voo sobre o Estádio da Luz, tradição que acontece desde 2003 no início de todas as partidas do Benfica.
Os problemas entre as partes começaram no dia 12 de dezembro, na partida entre Benfica e Sporting, na qual, segundo o relato do tratador da ave, a equipe de segurança dificultou seu acesso ao lugar onde Victoria começa e termina seu voo. O clube, por sua vez, emitiu um duro comunicado, que anunciava ações legais contra Bernabé, o culpando de difamar o clube. Além disso, atribuiu seus atritos com os membros de segurança como uma "atitude intolerável" e de desrespeito com as normas da organização.
Todo o mal-estar ficou ainda pior nesta última rodada do Português quando os seguranças impediram que Bernabé retornasse ao campo para que alguns torcedores tirassem fotos com a águia. Na mesma hora, o dono da ave se revoltou e entrou no gramado, embora depois tenha reconhecido que agiu de forma exagerada.
Na troca de acusações, o espanhol, que reclama que trabalhou para o Benfica "sem cobrar um euro" entre 2003 e 2008 e reclama que o clube ainda deve dinheiro, declarou que foi agredido pelos seguranças, mas o clube nega e sustenta que foi Bernabé quem "agrediu um diretor da equipe de forma injustificada e gratuita".
Em carta enviada para os sócios do clube, o dono da ave ressaltou que a ideia da águia partiu dele, de forma espontânea, e que no começo viveu "em condições precárias, dormindo em um colchão colocado em uma sala de estar do estádio, fria e sem luz natural". Bernabé, porém, insistiu em seu amor pelo Benfica e, inclusive, declarou que voltaria a colocar Victoria para voar no Estádio da Luz sem receber nada.
- Jamais farei isso com uma águia em outro estádio do mundo, porque sou Benfica - prometeu Bernabé.
Agora o impasse está nas mãos do presidente do clube, Luis Filipe Vieira, que deve tomar uma decisão se Victoria voltará ou não a voar no estádio de Lisboa.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário